PARLAMENTO JOVEM PARTICIPA DE CURSO DE FORMAÇÃO EM GUARUJÁ DO SUL

por Câmara Anchieta publicado 02/12/2021 10h53, última modificação 02/12/2021 10h53

A formação buscou estimular a participação da juventude na política, abordando a importância da Participação do Jovem na Política; Formas de Participação Política e Pautas para a Juventude.

A formação aconteceu no dia 25 de novembro e teve início às 18 horas nas dependências da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul sendo a formação ministrada pelo Doutor Luciano Daudt da Rocha.

A formação foi de grande valia aos parlamentares e assessores jovens, pois adquiriram entendimento dos mecanismos políticos e institucionais em prol da juventude, atuando como protagonistas nas relações dos próprios direitos da nossa comunidade, compreendendo os problemas que nos afetam direta e indiretamente, seja no âmbito pessoal ou coletivo.

O protagonismo jovem é a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade. Dessa forma, o jovem pode atuar na escola, por exemplo, organizando atividades que envolvam alunos e a comunidade, visando a integração de todos.