DISTANCIAMENTO SOCIAL E A PROMOÇÃO DE DEBATES EM FORMA DE LIVES PELA CÂMARA DE VEREADORES DE ANCHIETA

por Câmara Anchieta publicado 28/12/2021 10h30, última modificação 28/12/2021 10h31

Grande parte do ano de 2021 passamos regidos por protocolos que sugeriam distanciamento social para evitar a proliferação do Covid19, com esta realidade, elaboramos resolução permitindo que as sessões fossem on-line ou que alguns vereadores que estivessem cumprindo isolamento social pudessem participar das sessões de sua casa.

Além das sessões on-line ou híbridas foram promovidos diversos debates transmitidos pelo Facebook da entidade, vamos aqui relembrar alguns deles.

• Live Saúde e Imunidade – o primeiro debate promovido pela Câmara de Vereadores abordou a importância da imunidade para a saúde, em tempos de covid, alimentar-se bem e ter presente plantas medicinais que melhorem a imunidade é fundamental.

• Live - Plantas alimentícias não convencionais – As PANCs são plantas presentes nos campos, hortas, roças e pomares com muitas vitaminas e que não são usadas na alimentação. Este debate mostrou algumas e formas de preparo e cuidados com as mesmas.
  • Lançamento do Programa Mova-se Anchieta com debate sobre a importância das atividades físicas e boa alimentação para uma vida saudável.
  • Live: Prevenção das deficiências e garantias de direitos; No mês de agosto, a Câmara de Vereadores promoveu um debate coordenado pela APAE, com a participação de profissionais, alunos e familiares do CAESP – Centro de Atendimento Especializado, durante o evento foram abordados debate importante ressaltando a prevenção de deficiências e os direitos das pessoas com deficiências.
  • Live - juventudes e cuidado com a vida; O principal objetivo da Live foi o cuidado da vida em sua integridade com a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade, dos dados no Brasil e no mundo, das formas de ouvir os sinais e como ajudar.
  • Live Lançamento minidocumentário "Papo de Adolescente": O projeto foi organizado pela Psicóloga Edinara Mittman, através da organização de um grupo de jovens para conversar sobre o assunto, a partir da roda de conversas construíram o minidocumentário. O evento contou com a presença dos adolescentes engajados no projeto e seus familiares. Na oportunidade os adolescentes falaram sobre as dificuldades encontras em virtude da pandemia, explanando seus medos e angústias no isolamento social.
  • Live - Saúde da mulher e combate à pobreza menstrual: A Live teve como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos diversos tipos de patologias e da problemática vivida por mulheres para a aquisição de insumos mínimos durante o período menstrual.
  • Curso de Formação para Vereadores e lideranças: A formação contou com importantes temas como; a LGPD na administração pública e na rotina do Agente Político: Adequação do Nível Municipal, o Papel do Vereador, oratória e Média Training e a luta das mulheres e a sua participação na políticas e políticas de Igualdade de Gênero.
  • Prestação de contas da Câmara de Vereadores de Anchieta de 2021: Esta live teve como objetivo explanar sobre as ações realizadas durante o ano de 2021 pela Câmara de vereadores, foram tratados assuntos, como: votação de projetos, indicações e moções importantes, economia de recursos, agilidade na tramitação dos expedientes e a devolução de recursos público ao poder executivo.