CONCURSO DE BIOGRAFIAS ORGANIZADO PELA CÂMARA DE VEREADORES DE ANCHIETA GEROU UM OLHAR IMPORTANTE PARA A VIDA DAS MULHERES

por Câmara Anchieta publicado 31/03/2021 17h03, última modificação 31/03/2021 17h03

A Câmara de Vereadores de Anchieta promoveu durante o mês de março, para dar visibilidade à história das mulheres, O I Concurso de Biografias e Fotos de Mulheres que Fizeram e Fazem a Diferença na História de Anchieta.

Foi uma ação pensada para demonstrar à sociedade o quanto as mulheres trabalham, organizam e constroem história. Os participantes do concurso, que deveriam residir no município, tiveram a oportunidade de escolher uma mulher que viveu ou vive em nosso município e escrever sobre a vida dela, assim como disponibilizar uma foto.

Houve um envolvimento das escolas, através de professores de Língua Portuguesa e História e de pessoas da comunidade no concurso. A Câmara recebeu 27 biografias e fotos de mulheres, das quais a comissão julgadora do concurso escolheu 5 biografias que receberão a premiação.

Segundo a comissão julgadora, as biografias que participaram do concurso eram muito significativas e foi muito difícil escolher as melhores dentre as participantes. Os critérios para a seleção eram: 1) Importância da pessoa homenageada para a história; 2) Beleza da escrita e 3) Técnica do gênero textual biografia.

A Câmara de Vereadores pretende realizar o concurso todos os anos, com aprimoramentos no regulamento a partir da experiência gerada. Agora serão divulgadas as biografias premiadas nas mídias sociais e a intenção é elaborar um material impresso com todas as biografias participantes, uma vez que foram escritas lindas memórias das mulheres anchietenses.