CLAUDETE TERESINHA JUNGES (PT)

por Câmara Anchieta publicado 16/03/2021 07h50, última modificação 16/03/2021 07h50

CLAUDETE TERESINHA JUNGES se caracteriza como uma militante da educação, das mulheres e da luta por uma sociedade mais justa.

Natural de Anchieta/SC, nasceu em 1976 pelas mãos da parteira Dona Alma. É filha de Dacilda Maria Junges e Helmuth Hugo Junges (in memoriam).

É uma estudiosa da educação, foi aluna da Escola de Linha Prateleira nos anos iniciais, nos anos finais aluna do POPS, cursou Ensino Médio - Magistério no CNEC, fez curso superior em Pedagogia - Orientação e Administração Escolar em Ijuí/RS, na UNIJUI, concluída no ano de 2000. Realizou Pós-graduação em Séries iniciais e Educação Infantil pela UNOESC, concluiu em 2001.

Nos anos de 2003 e 2004 cursou Mestrado em Educação Nas Ciências pela UNIJUI, estudou Relações de poder na Educação. Cursou Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional na UNOCHAPECÓ, que concluiu em 2015. Atualmente está concluindo os estudos de Doutorado em Educação nas Ciências na UNIJUI, com estudos sobre Imaginário social e educação.

Atua desde o ano de 1993 na área de Educação, sendo que já trabalhou nos diferentes níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. É Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de Anchieta desde 2012, atualmente licenciada

Foi Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes de 2005 a 2008, Vereadora de 2009 a 2016. Presidente da Câmara Municipal de Vereadores nos anos de 2011 e 2012, atualmente é vereadora pelo terceiro mandato e preside a Câmara de Vereadores de Anchieta pela segunda vez.

Divide seu tempo entre o trabalho, os estudos, as lutas sociais, a política e a família. É casada com Edson Luiz Lago e juntos têm as filhas Sofia, Mariana e o filho Augusto.

A política, para Claudete, não é o território apenas do partido ou da instituição, é o espaço que deve relacionar o que diz respeito à vida plena de todas as pessoas - partindo do entendimento das raízes mais profundas da sociedade e da história, do cotidiano das alegrias e dificuldades das pessoas - para a realização de ações que dizem respeito ao bem comum.