CÂMARA DE VEREADORES DE ANCHIETA VAI REALIZAR A 2ª EDIÇÃO DO PROGRAMA PARLAMENTO MIRIM

por Câmara Anchieta publicado 10/05/2021 15h45, última modificação 10/05/2021 15h43

1ª Legislatura do Parlamento Mirim 2019-2020

O Programa Parlamento Mirim consiste em realizar um trabalho de conscientização sobre a importância da política com os estudantes, escrita de uma indicação de ação para realizar no município e posterior eleição de 11 estudantes que atuarão como vereadores(a)s mirins, chefe de gabinete e assessor(a) de imprensa da Câmara de Vereadores.

O programa foi criado pela Lei nº2398/2018, e teve sua primeira edição nos anos de 2019 e 2020. Participam por adesão todas as escolas do município de Anchieta com Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio.

De acordo com o cronograma do edital, de 10 a 21 de maio será realizada a explicação do programa nas escolas, seguida da produção escrita dos alunos, defesa das proposições dos candidatos com os colegas. De 18 a 21 de junho acontecerá a eleição na escolas dos seus representantes mirins.

A legislatura dos parlamentares mirins terá a duração de dois anos, com participação de sessões da câmara, formação parlamentar, diplomação, posse e realização de sessões pelos vereadores mirins e acompanhamento da chefia de gabinete e assessor de imprensa, findando-se com a redação dos projetos aprovados e sua publicação no Diário Oficial dos Municípios - DOM.

O “Parlamento Mirim” É uma oportunidade para que os jovens aprendam sobre política, de­mocracia e Poder Legislativo. Além disso, proporciona o exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.