CÂMARA DE VEREADORES DE ANCHIETA APELA POR INSTALAÇÃO DE HEMOCENTRO NA REGIÃO.

por Câmara Anchieta publicado 18/06/2021 14h53, última modificação 18/06/2021 14h53

A Câmara de Vereadores de Anchieta aprovou nesta última quinta-feira (17) uma moção de apelo, elaborada por todos os vereadores, o documento tem por objetivo somar forças aos pedidos da comunidade regional pela instalação de hemocentro na região.

Na sessão esteve presente o Sr. Saulo Somavilla – Presidente da Associação de Doadores de Sangue de Anchieta -Amor à Vida -, defendendo a importância da instalação do Hemocentro na região, também sugeriu que a moção de apelo fosse enviada para outras câmaras da região para que também façam a pressão e moções de apelo em cada município.

Conforme a moção aprovada, que agora segue para o Governador do Estado, Secretário de Saúde e diretora do hemocentro de Chapecó, a região do Extremo-Oeste possui um grande número de doadores de sangue e medula e percebemos que uma agência transfusional na região aumenta a disponibilidade de sangue doado, pela maior facilidade para que a população regional faça a doação de sangue.

Uma pessoa de Anchieta precisa disponibilizar um dia todo para doar sangue em Chapecó (pela distância para deslocamento), enquanto que se a agência fosse em São Miguel do Oeste, o tempo para a ação ficaria bastante reduzido.

A disponibilidade de hemoderivados, para a utilização do Hospital Regional de São Miguel do Oeste e dos hospitais da região, se torna mais rápida e em maior quantidade se houver a agência na região.

Os vereadores salientam a importância que tem a instalação do hemocentro para a manutenção da saúde da população regional e demonstram apoio a esta ação.